Mecom e Polifonia realizam curso sobre mídias e tecnologias sob a perspectiva educomunicativa.
Encontros serão realizados em diferentes linguagens, com lives abertas pelo Youtube e transmissão em podcast pela Rádio Edu, além de oficinas pelo Google Meet e estudos no Google Classroom
Os grupos de pesquisas (GPs) Polifonia, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, e Mediações Educomunicativas (Mecom), da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), realizam em parceria o curso “Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação”. Serão dez encontros formativos e o objetivo é levar aos participantes uma discussão sobre a mediação dos recursos tecnológicos e informacionais nas práticas educativas em diferentes níveis e ciclos de ensino.
Por ser uma proposta educomunicativa, haverá reflexões teóricas sobre as temáticas, experiências e práticas vivenciadas pelos participantes. O uso das diferentes linguagens, pautado pela Educomunicação, norteará, inclusive, o formato do curso, que linguagens, pautado pela Educomunicação, norteará, inclusive, o formato do curso, que será transmitido pela rede social Youtube, as plataformas Google Meet e Google Classroom, e, ainda, por meio de podcasts, que ficarão a cargo da Radio Edu, que contribuirá na realização das atividades.
As inscrições estão encerradas, no entanto, um dos componentes do curso, que são as lives semanais pelo canal do Polifonia, em conjunto com a transmissão em podcast na rádio educativa pelas plataformas de streaming, programadas para todas as terças-feiras, às 19h30, serão abertas a todos os interessados.
Os encontros começam no dia 29 de setembro e seguem até 4 de dezembro. Ao longo deste período estarão entre os debates o ensino remoto, híbrido e a distância; a gestão de projetos educomunicativos; proposições atuais sobre as metodologias ativas; gamificação; redes sociais e a linguagem digital.
Formato dos encontros
O curso “Mídias e Tecnologias na Interface Educação e Comunicação” será
realizado ao longo de dez encontros, totalizando 40 horas de atividades. O percurso formativo reunirá palestras com especialistas no canal Polifonia no Youtube, todas as terças-feiras, às 19h30 (aberta a todos). Em seguida, haverá oficinas com os organizadores no Google Meet às sextas-feiras, às 19 horas. Para complementar os estudos, os formadores compartilharão leituras e produções sobre os assuntos abordados por meio da plataforma Google Classroom. As duas últimas atividades são destinadas exclusivamente aos inscritos. Todos receberão certificado com carga horária correspondente à participação.
Ao todo, os organizadores receberam cerca de 500 inscrições, e são interessados de diferentes regiões do país e que atuam nas mais distintas áreas do conhecimento. Um público que deseja entender o potencial educativo dos meios comunicativos e tecnológicos para aplicá-los no seu fazer pedagógico. Esta variedade permitirá uma multiplicidade nos debates, nas experiências e nos olhares a serem compartilhados sobre as proposições que vão ser debatidas. Confira a programação completa no quadro ilustrativo.
Parceria
A Rádio Edu, idealizada pelo professor Renato Hendrigo, será a responsável por transformar em versão podcast todas as lives do encontro formativo. O projeto educomunicativo começou em Goiânia com o objetivo de veicular conteúdos educacionais, reunindo produções próprias, de parceiros e até mesmo de estudantes e professores. Atualmente, a experiência migrou para as redes, e a programação pode ser acompanhada em âmbito nacional e internacional. Conheça o trabalho da rádio educativa pelo Instagram (@radioedu) e pelo site www.radioedu.com.br.
Grupos de pesquisas
O Mecom é coordenado pelo professor doutor Adilson Citelli, titular da ECA/USP, que realiza há anos pesquisas na interface comunicação e educação, área na qual produziu inúmeros livros e artigos. Ele também colaborou na implantação de projetos educomunicativos, sendo um dos criadores da Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP). O trabalho mais recente é “Comunicação e Educação: Os Desafios da Aceleração Social do Tempo”, livro da coleção ‘Educomunicação’, editado pela Paulinas. E, atualmente, está finalizando, junto ao grupo, a pesquisa “Inter-Relações Comunicação e Educação no Contexto do Ensino Básico”. O Polifonia é coordenado pela professora doutora Edilane Teles, docente dos cursos de Pedagogia e Comunicação da UNEB, Campus III, em Juazeiro, na Bahia. Tem anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias e Educação, atuando em diversos temas, dentre eles a Educomunicação. Também coordena o Observatório de Educação e Comunicação (EDUCOM/DCHIII/UNEB) e Observatório de Educação Midiática e Tecnológica na Formação Docente (DCH III/UNEB). No momento, está desenvolvendo, junto ao seu grupo, a pesquisa “O Ensino Remoto na Educação Básica”.
* Informações
Mais informações sobre a programação e o desenvolvimento das atividades
podem ser solicitadas pelo e-mail observatorioeducom@gmail.com. Acompanhe as
novidades pelo Instagram do Grupo Polifonia (@grupo_polifonia).
Yorumlar